O que é o Desprendimento do Ego

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

O ego é uma ilusão, então emoções de superioridade, orgulho e vaidade são ilusórias.
O ego sempre busca a comparação com o outro, em ser maior ou melhor do que ele, quando na ausência do orgulho e da vaidade essas questões não importam. E é essa a consciência que é importante atingir.
Podemos ser bons em muitas coisas, termos grande espiritualidade, mas se nos preocupamos em nos comprar para nos sentir melhor do que os outros, ai, então é o ego.
Uma pessoa com uma vaidade grande ou orgulho, e querem mostrar para os outros o quanto é melhor do que os outros, ai então é uma visão estabelecida sobre si mesmo, mas o ego é uma ilusão, então quando nos vermos essa mentira desabar, frente aos outros e a nós mesmos, a vergonha é muito grande.
É como se diz, quanto maior a altura, maior é o tombo. Isso se aplica ao ego, mas não a espiritualidade.
Quanto mais humilde uma pessoa fica, e isso é uma característica de grande evolução espiritual, mais ela pode tombar a visão dela frente aos outros ou a si mesmo, que isso não importa.
Uma pessoa humilde não é alguém rebaixado que não tem valor, mas sim alguém que não precisa se mostrar frente aos outros.
Se sentir inferior não é bom, é uma coisa que deve ser evitada, isso não é humildade, humildade é não se importar com a grandeza, em ser melhor do que os outros, em estar acima dos outros.
É importante saber de nossos valores, de quanto somos bons, mas sem se importar em ser melhor do que ninguém, em não se mostrar para ninguém.
Certa vez um iluminado definiu a humildade como a capacidade de falar da mesma maneira falarmos de nossas qualidades, do que dos nossos defeitos.   
Uma pessoa que fala dessa forma do parágrafo de cima, ela não se sente mal em ser rebaixada perante os outros ou engradecida. Isso é um desprendimento do ego.
O ego a gente não destrói, pois ele é como um órgão do nosso sistema psíquico, mas podemos nos desprender dele, é assim que acontece.
Não faz bem para ninguém se sentir inferior ou superior, isso o Budismo qualifica como orgulho, tanto uma situação quanto a outra, pois se a pessoa se mostra ou se comporta como inferior, é porque isso importa para ela.
Se ela se importa em ser superior, ai ela também se importa.
Para evoluir espiritualmente precisamos nos desprender do status, ele simplesmente não deve importar.
Importa sim quem somos, se não nos vermos como melhor ou pior do que ninguém.
Autovalorização e autoamor são remédios contra nos importarmos em sermos melhores ou piores do que os outros.
Não busquem a grandeza ou a pequinesa, mas sim o autoconhecimento, pois ele nos torna humildades, nos dá autoestima, autoamor e autovalorização, valorizando também os outros.
O ego quer ser superior, então não valorizamos os outros quando estamos sendo movidos pelo orgulho, vaidade ou arrogância.
Valorizar os outros a si mesmo, aí sim isso é uma atitude de humildade e autoestima.
A autoestima anda junto com a humildade.
Autoestima não é superioridade ou inferioridade, é a realidade, sem se importar com grandeza ou status.
O ego elevado rouba a felicidade, o autoconhecimento e o amor, seja por nós mesmos ou pelos outros, nos dá felicidade.
Fiquem com luz
Seres de luz

 

 

Alguns Destaques: